segunda-feira, 21 de novembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE A MATÉRIA DO JORNAL O POVO SOBRE A PROFISSÃO BIBLITOECÁRIO

Matéria do Jornal O Povo com um conteúdo interessante e passível de algumas reflexões, a saber:

1 - Bibliotecários não são considerados necessariamente cientistas da informação. Bibliotecário é o profissional com bacharelado em Biblioteconomia. Cientistas da informação são aqueles considerados pesquisadores, especialmente pela construção de pesquisa na pós-graduação em Ciência da Informação em qu...e alguns bibliotecários estão inseridos.

2 - Ainda é preciso observar que o grande problema da Biblioteconomia não está no mercado ou na sociedade, mas sim dentro da própria área. Esse discurso de mostrar a relevância da profissão é obsoleto, de sorte que qualquer instituição (escola, faculdade/universidade, empresa, etc.) considera o bibliotecário importante;

3 - O que falta é a própria Biblioteconomia se convencer de que é importante e mostrar isso por meio da proposição de serviços concebendo uma visão mais consistente da realidade. Em outras palavras, falta ao bibliotecário (sem generalismos), a capacidade de construir uma proposta de atuação e conceber um processo de negocviação com o mercado e a própria sociedade. Sem medos, sem receios e com garra de crescer e enfrentar as dificuldades;

4 - Para tanto, é preciso que o bibliotecário observe que o potencial de informação deve ser seu principal ideário, uma vez que organização, mediação, acesso e uso da informação devem ser a tônica atual deste profissional em centros de informação (biblioteca, arquivo, museu, centros de documentação) de instituições/organizações diversas.

5 - Em suma, o bibliotecário vai se consolidar como importante não pelo discurso, mas pela concretização de uma proposta sólida de atuação que prime pelo acesso à informação e não somente por um trabalho burocrático e restritivo em termos de acesso.

6 - Devemos ver os problemas, as dificuldades e as perspectivas com otimismo, pois são estes atributos que insuflam o caráter de atuação profissional, principalmente em face do crescimento exponencial da profissão. Isso significa que a possibilidade de atuação e construção de propostas profissionais estão sendo intensificadas, inclusive por meio de questões legais (LEI 12.244/10 que universaliza as bibliotecas escolares, por exemplo.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/empregos/2011/11/19/noticiaempregosjornal,2337010/cientistas-da-informacao.shtml

Nenhum comentário: